Astronomias na Fábrica
Novembro 1, 2009 às 11:21 pm | Publicado em Eventos | 1 ComentárioA Fábrica Ciência Viva em Aveiro está a promover uma série de palestras sobre astronomia. A primeira foi com o Fernando Barriga, a próxima vai ser com o Alexandre Correia.
As noites de Galileu
Outubro 23, 2009 às 7:16 pm | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioAmanhã é a noite de Galileu. Em Aveiro, vai decorrer junto ao Departamento de Física vamos ver se o tempo ajuda.
Astros nos castros
Outubro 23, 2009 às 7:08 pm | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioUma iniciativa que o Centro Ciência Viva de Vila do Conde está a levar em alguns castros.
Astronomia no Fórum Coimbra
Outubro 14, 2009 às 1:18 am | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioVou estar hoje no Fórum Coimbra às 19h00 para uma palestra sobre a conquista da Lua.
Astronomia na Biblioteca
Setembro 22, 2009 às 9:35 pm | Publicado em Astronomia, Eventos | Deixe um comentárioA biblioteca municipal de Águeda vai assinalar na próxima sexta-feira, o Ano Internacional da Astronomia com uma iniciativa intitulada “Astronomia na Biblioteca”, a qual inclui uma palestra e uma sessão de observação nocturna. Ver mais pormenores desta iniciativa aqui.
Noite das estrelas
Julho 16, 2009 às 12:20 am | Publicado em Eventos | 4 comentáriosLISBOA E PORTO ÀS ESCURAS
PARA MEDIREM POLUIÇÃO LUMINOSA
Belém e Tapada da Ajuda, a Sul, Praça Parada Leitão, a Norte. Lisboa e Porto são duas das muitas cidades de Portugal que vão desligar as luzes para mostrarem a todos nós o quanto estamos a ser afectados pelo excesso de iluminação. E os danos não são de desprezar.
Muitos de nós certamente encolherão os ombros quando se fala em poluição luminosa. Mas a verdade é que o excesso de luz causa graves prejuízos ambientais e sociais. Para chamar a atenção de todos para os perigos da má utilização dos candeeiros e projectores, cidades de vários pontos do país vão medir os níveis de poluição luminosa no dia 18 de Julho (sábado). A iniciativa faz parte da “Noite das Estrelas”, promovida pelo Ano Internacional da Astronomia (AIA2009).
Em Lisboa, as medições vão decorrer, a partir das 21h30, junto à Torre de Belém e na Tapada da Ajuda. A iluminação pública (Belém) e as luzes do Observatório Astronómico de Lisboa – OAL (Ajuda) vão apagar-se para que os cidadãos possam ver com os seus próprios olhos o resultado da ausência de poluição luminosa. Nos dois locais, os curiosos poderão ainda passear os olhos pelo céu nocturno: equipas do Observatório Astronómico e da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores vão ajudar o público a ler, pelas lentes dos telescópios disponibilizados nos dois locais, a disposição dos astros. Na Tapada, os curiosos poderão ainda visitar gratuitamente as instalações do OAL.
No Porto, um dos palcos das estrelas é a Praça Parada Leitão, junto ao mítico café “Piolho” e à Reitoria da Universidade. Com o início das actividades previsto para as 22 horas, a iluminação pública da praça vai desligar-se durante cerca de uma hora para que portuenses e visitantes possam ver o céu sem a interferência do excesso de luz da cidade. No local, estarão telescópios e uma equipa de especialistas para guiarem o público durante a visita às estrelas. A iniciativa é organizada pelo Porto Cidade de Ciência, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e Astronomia no Verão.
Ainda no Porto, os cidadãos podem espreitar também as constelações visíveis junto à entrada do Palácio de Cristal. A visita ao céu, orientada pela Associação de Física da Universidade de Aveiro, tem início marcado para as 22 horas e está integrada numa Lan Party (XL Party).
A poluição luminosa resulta da má utilização dos sistemas de iluminação e é produzida sobretudo por candeeiros e projectores que, por concepção inadequada ou instalação incorrecta, emitem luz muito para além da zona pretendida. A luz emitida em excesso causa graves prejuízos ambientais e sociais: para além de exigir gastos supérfluos de energia, agravando o problema da poluição ambiental, ela afecta, por exemplo, o comportamento dos condutores e dos peões nas ruas, mas também o bem-estar das populações.
APAGÃO “ASTRONÓMICO” POR TODO O PAÍS
O apagão “astronómico” vai repetir-se um pouco por todo o país. Cidades de Norte a Sul, dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, responderam positivamente ao desafio do AIA 2009 e vão desligar a iluminação de alguns dos locais mais emblemáticos de Portugal.
Em Braga, o Santuário do Bom Jesus vai ser ‘apagado’. Entre as 18 e as 24 horas, uma equipa da ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho vai ajudar os cidadãos que se deslocarem à esplanada do Bom Jesus a descobrirem os astros. Para além de observações com telescópios, haverá ainda lugar a palestras e música.
Em Bragança, o apagão atingirá a cidadela. A partir das 21h30, no castelo, os curiosos poderão olhar o céu através de telescópios com o apoio do Centro Ciência Viva de Bragança.
Ainda a Norte, Espinho vai desaparecer na noite, saindo de cena para deixar passar as estrelas. A iluminação pública da área central da cidade vai ser desligada e os seus habitantes poderão contemplar com os seus próprios olhos os efeitos da ausência de poluição luminosa. No Centro Multimeios de Espinho terão ainda lugar, a partir das 22 horas, sessões de observação do céu abertas a toda a população.
No distrito de Viseu, Moimenta da Beira é a protagonista das celebrações da “Noite das Estrelas”, mais uma vez uma aposta conjunta da câmara municipal e do Clube das Ciências da Escola Secundária Dr. Joaquim Rebelo, que já este ano foi responsável pela organização da maior concentração nacional de telescópios. A iluminação pública de cerca de um quarto da cidade será desligada durante uma hora e meia, abrangendo a zona das escolas. A partir das 21h30, em frente ao Pavilhão Gimnodesportivo de Moimenta da Beira, haverá ainda passeios pelo céu nocturno, uma cortesia do Clube de Ciências.
Em Coimbra, é o mítico Paço das Escolas que desaparecerá quase por completo do horizonte. A partir das 21 horas, o espaço mais emblemático da cidade dos estudantes será ainda palco de observações astronómicas e de um espectáculo do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, uma cortesia da Reitoria e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Do outro lado do rio, o I Festival das Artes vai parar para uma sessão de observação astronómica a partir do premiado anfiteatro ao ar-livre da Colina de Camões (Quinta das Lágrimas), uma iniciativa da Comissão Nacional do AIA2009.
Ainda no centro, a vila de Mira vai ser também palco de um passeio pelo céu estrelado. A partir das 20 horas no Jardim Visconde, o Observatório Astronómico de Mira irá, através de telescópios e de um planetário digital, ajudar as pessoas a descobrirem os segredos do Universo. Antes, às 16 horas, a Casa do Povo de Mira acolherá uma palestra sobre os perigos da poluição luminosa.
Em Cascais, as luzes da baía vão extinguir-se e dar lugar, na praia, das 22h00 à meia-noite, a um passeio guiado pelo céu. Além das constelações visíveis a olho nu, o público poderá descobrir imagens comentadas de objectos celestes, captadas ao vivo a partir de um telescópio e projectadas sobre um grande ecrã, ou olhar directamente para o céu através dos vários telescópios disponibilizados no local. Com pufs dispersos pelo areal, o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia irá também às 21 horas dar corpo a uma palestra sobre os 40 anos da Missão Apollo, que pela primeira vez na História levou o Homem à Lua. O NUCLIO convida ainda todos os interessados a trazer os seus próprios telescópios e a participar numa noite que se pretende inesquecível.
No arquipélago da Madeira, a Calheta é a grande figura da “Noite das Estrelas”, com a célebre Promenade entregue à noite durante meia-hora. Antes e depois do apagão, que tem início marcado para as 22 horas, decorrerão sessões de observação na zona. Na Calheta, haverá ainda lugar a medições do brilho do céu nocturno, uma iniciativa da Universidade da Madeira.
Nos Açores, o horizonte vai deixar de contar com Praça do Alto das Covas de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. A iluminação pública estará desligada entre as 22h30 e as 24 horas para facilitar as observações do céu profundo.
No Algarve, as estrelas voltam ser as personagens principais de mais um espectáculo de observação do céu na açoteia do Centro Ciência Viva, em Faro. As comemorações da Noite das Estrelas têm início às 22 horas.
Ver estrelas no terraço do CCC
Junho 22, 2009 às 3:53 am | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioNão conhecia o centro cultural das Caldas da Rainha. Um equipamento interessante e foi no terraço que montei o telescópio e que conduzi toda aquela gente pelo céu.
Feira do Livro do Porto
Junho 5, 2009 às 11:22 am | Publicado em Eventos | Deixe um comentário7 de Junho – 17h30m
2ª CONFERÊNCIA NO ÂMBITO DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA – parceria GRADIVA E AIA 2009: “Uma Breve História do Universo” – por Professor Doutor Pedro Pina Avelino do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Amanhã
Abril 20, 2009 às 7:02 pm | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioAmanhã em Coimbra, uma palestra sobre a astronomia em Portugal.
Cosmologia
Novembro 27, 2007 às 2:16 pm | Publicado em Astronomia, Eventos | Deixe um comentárioUm encontro sobre cosmologia observacional que decorreu em Julho na Universidade de Cantabria. Ver a apresentação de Marcos Cruz sobre uma estranha mancha na radiação cósmica de fundo.
Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.