Como funciona o LHC

Dezembro 12, 2009 às 2:18 am | Publicado em Diversos | Deixe um comentário
Anúncios

Ainda Arthur C. Clarke

Março 22, 2008 às 5:36 pm | Publicado em Diversos | 1 Comentário

Quem diria que já não chegaria à Páscoa? Pois é, nunca foi fácil prever o futuro. A profecia sempre foi uma arte perdida. Arthur C. Clarke foi um idealista que falhou em grande parte das suas profecias. O mundo imaginado do amanhã não passou de um sonho visionário. Não temos bases na Lua (mas temos uma estação espacial no espaço), não temos homens em Marte e nunca uma nave tripulada chegou a Júpiter, nem os extraterrestres comunicaram com a Terra. É certo que ainda sonhamos com 2001. Mas não com o futuro optimista de Clarke. O que fica de 2001 é a destruição apocalíptica do 11 de Setembro. Nada que a ficção de Clarke algum dia imaginasse. Mas Clarke juntamente com Asimov foram desses visionários do futuro optimista e radiante. Das máquinas ao serviço dos humanos, dos contactos extraterrestres, dos computadores inteligentes, das torres gigantes contra o céu azul. Uma era dourada que nunca aconteceu. Clarke viveu nesse mundo de quimera, de um futuro em potência, de uma civilização grandiosa. É certo que muitas das suas intuições estavam erradas, mas isso não lhe retira a aura de sonhador e de idealista. Foi também um divulgador incansável da ciência e do misterioso. Curiosamente, a marca televisiva que deixa é do mundo misterioso. Do crânio cristal, que muitos de nós vimos nesse ano distante de 1983. Mas fica também essa obra visionária que é 2001 – Odisseia no Espaço. Mais por culpa de Kubrik, que tornou um conto de Clarke, num filme de culto. E ficam também os livros, numa época em que lemos cada vez menos.

A ver com atenção

Março 8, 2008 às 7:33 pm | Publicado em Dia-a-dia, Diversos | Deixe um comentário

Uma loja com centenas de produtos espaciais. É só escolher o desenho.

Ovnis

Agosto 30, 2007 às 11:32 pm | Publicado em Diversos | 1 Comentário

O vídeo dos Ovnis no Haiti tornou-se tão famoso que não podia deixar de o meter aqui. Uma pequena maravilha de falsificação.

Astronomia no Verão

Julho 17, 2007 às 12:37 pm | Publicado em Diversos | Deixe um comentário

Começa este ano mais cedo e nós começamos no centro geodésico de Portugal, em Vila do Rei, na próxima sexta-feira. É uma estreia, vamos ver como vai correr?

Preparo sempre uma apresentação nova todos os anos, para iniciar a sessão. Desta vez escolhi falar da viagem de um raio de luz pelo Universo. É uma ideia que já alimentava há tempos. No final do Verão prometo deixar aqui o PPT para partilhar com toda a gente. É uma coisa muito simples para dar uma ideia sobre as dimensões do Universo. Acho que vão gostar.

Mas enquanto preparava apresentação pensava na imensidade e na oportunidade que tenho de andar por aí a espalhar isso. Faz agora uma década que comecei no Astronomia no Verão. Dez anos a falar destas coisas, a levar um pouco de infinito a quem passa férias.

Naquele tempo não havia PPT, nem projectores de vídeo, era o telescópio e nada mais. Mas no ano seguinte (1998) fomos os primeiros a usar o conceito de palestra ao ar livre com videoprojecção. Foi um salto enorme, pois era uma novidade. Foi nesse ano, que os projectores de vídeo decentes surgiram no mercado. Eram muito caros, mas o FISUA tinha comprado um pela módica quantia de 7500 euros (agora custam 500) e lá fomos nós com a nossa pequena maravilha fazer projecção ao ar livre. Usava o Balade a Ciel Ouvert que também era uma novidade. Um programa bem feito que ainda hoje surpreende pela simplicidade.

Os carros eram os nossos, pois não havia dinheiro para aluguer de viatura e cada um ganhava 30 euros por noite tal e qual como agora. Foi a única coisa que não mudou até hoje. O ordenado.

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.