CCDev ou MPCV?

Julho 11, 2011 às 9:20 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentário

Se olharmos com atenção para o futuro do voo espacial tripulado norte-americano temos em cima da mesa actualmente 5 propostas para naves tripuladas, 4 propostas comerciais (CCDev) e 1 proposta não comercial (MPCV). Ou seja, teremos no futuro duas naves tripuladas, a MPCV e uma nave comercial proveniente do CCDev. Ora perante as restrições financeiras que a NASA enfrenta actualmente não me parece que seja minimamente realista pensar que estes dois programas vão ter dinheiro nos próximos anos para chegar ao espaço.

A subcomissão da Câmara dos Representantes que sugere para a NASA um orçamento de 16,8 mil milhões de dólares (contra os 18.4 mil milhões propostos por Obama) neste capítulo manteve sensivelmente a proposta de Obama para o MPCV (que já trazia em si um corte) mas em relação ao CCDev não definiu nenhuma verba para este programa deixando ao critério da NASA quanto a agência quer gastar com este programa, o que dada as circunstâncias não poderá ser muito. O CCDev vai ter uma 3ª tranche em 2012 e vamos ver quanto a NASA consegue arranjar para isso?

Mas como já disse atrás não me parece viável que os dois programas cheguem ao espaço. Se o CCDev for cancelado, a NASA ficará com o MPCV e terá na mesma uma nave com capacidade de operação em órbita baixa e mais além. Se for o MPCV cancelado, a NASA teria apenas o CCDev para o futuro e não querendo perder a capacidade de operação para além da órbita baixa, a única proposta do CCDev com interesse seria a nave Dragon da Sapace X, pois é a única no CCDev com capacidade de operação para além da órbita baixa. É claro que no caso do cancelamento do MPCV, o CCDev podia ser reformulado, mas isso atrasaria mais ainda a concretização do programa. Daí que a minha aposta é que o CCDev seja cancelado e todos os recursos sejam concentrados no MPCV, um nave com um potencial mais interessante para a NASA e para os planos de ir a um asteróide ou a Marte.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: