Exoplaneta Apanhado em Movimento

Junho 10, 2010 às 11:47 pm | Publicado em extra-solares | 2 comentários

Os astrónomos conseguiram, pela primeira vez, seguir o movimento de um exoplaneta, à medida que este se move de um lado da sua estrela hospedeira para o outro. O exoplaneta tem a mais pequena órbita alguma vez detectada em exoplanetas observados directamente em imagens, situando-se quase tão perto da sua estrela como Saturno está do Sol. Os cientistas pensam que este objecto se pode ter formado de modo semelhante aos planetas gigantes do Sistema Solar. Uma vez que a estrela é bastante jovem, esta descoberta mostra que planetas gigantes gasosos podem formar-se no interior de discos em apenas alguns milhões de anos, uma escala de tempo curta em termos cósmicos.

Comentário – A descoberta de um planeta à volta de Beta Pictoris é uma grande descoberta, dado que é uma estrela já estudada há 25 anos e até hoje o planeta nunca tinha sido confirmado por observação directa ou por outro método qualquer. Depois é também uma descoberta da persistência, pois desde a primeira possível detecção até agora passaram 7 anos, o que é muito tempo para um estudo destes. Um dos aspectos mais interessantes da descoberta é que a formação do planeta está de acordo com os modelos de formação por acreção, ao contrário de outros corpos planetários detectados directamente à volta de outras estrelas. Por tudo isto, os autores da descoberta devem estar contentes, afinal foram os primeiros apanhar um planeta à volta desta famosa estrela.

2 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. A descoberta destes exoplanetas permite-nos pensar na existência de planetas telúricos orbitando essas estrelas, ou nem por isso?

    • Olá

      Devem existir telúricos (não quer dizer que seja este o caso), mas ainda não foram possíveis de detectar, mas vamos esperar mais 5 ou 6 anos…pois a partir de 2015 vamos ter novidades nesse domínio…


Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.