Murmúrios da Terra

Fevereiro 22, 2010 às 12:39 am | Publicado em Astronomia | 6 comentários

Um dia ainda hei-de fazer uma palestra sobre as nossas tentativas de comunicação com civilizações extraterrestres.

Anúncios

6 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Li quase todos os fascinantes livros de Carl Sagan e considero que o “Contacto” dá-nos uma pista de como pode ser um verdadeiro contacto com uma civilização extraterrestre. Acho muito bonito todo o romantismo associado à exploração espacial actual, mas não creio que possamos contactar civilizações muito mais avançadas do que a nossa apenas com foguetões e telescópios.
    Gostaria de “esticar” mais este tema, mas por vezes fico com a sensação que a Ciência não aceita bem especular acerca do que está fora do seu “raio de acção”. Não há provas e por isso não vale a pena falar.
    Cresci no seio de uma família muito religiosa e consequentemente conheço a Bíblia. Ao fazer uma análise global da Bíblia, depreendo que a maior parte das suas histórias referem-se a visitantes do Espaço, ou seja: deuses, anjos, etc. Ora, não podemos esperar que a Bíblia se referisse a astronautas ou extraterrestres, porque esses conceitos ainda não existiam nos povos antigos. Eles descreviam os visitantes de acordo com o que conheciam. Ora, eu não possuo provas laboratoriais, mas para mim faz todo o sentido.
    Zé, imagina que numa bela noite estrelada, estavas a observar a imensidão do espaço deslumbrado e aparecia à tua frente, relativamente perto um objecto voador com a forma de uma asa delta e com uma cor negra, mais negra do que a escuridão do Espaço e esse objecto tinha à vontade, quilómetros de envergadura. Como é que te sentirias Zé? O que pensarias?

    • Oi Paulo

      Eu também conheço bem a bíblia e olha que não há lá extraterrestres nenhuns??????Sei que vais falar da 1ª parte do livro de Ezequiel….mas o que este profeta diz é simbólico não tem nada a ver com naves…

      • De facto, os religiosos também costumam dizer: é apenas simbólico. Não tenho a certeza absoluta, mas não podemos esperar que Ezequiel dissesse que subiu ao Céu numa nave espacial. Os nativos norte-americanos quando viram pela primeira vez um comboio a vapor, chamaram-lhe “cavalo de fogo”. Entendes onde pretendo chegar?
        Zé, quando abordo estes assuntos, não pretendo ser radical, que isto é assim e não pode ser de outra forma. Trata-se apenas de uma possibilidade que só o tempo poderá revelar, se a minha imaginação é demasiado fantasiosa, ou talvez não…

  2. Essa do objecto voador com quilómetros de envergadura é de rir. Com todo o respeito.

    abç

    • Podes rir à vontade. De facto, tem uma certa piada… mas como suponho que nunca viste algo semelhante, acho que não podes ser presunçoso ao ponto de saberes melhor do que eu aquilo que vi. Mas posso garantir-te que não era nenhum avião, satélite ou balão meteorológico. Há muito que observo o céu a olho nu e aprendi como distinguir objectos conhecidos nas mais variadas condições. Para todos os efeitos, era um objecto voador não identificado. Lamento, mas não consegui ver-lhe o logótipo da NASA. Nessa mesma noite, pesquisei na Internet acerca de algo semelhante e a custo consegui ler o depoimento de alguém que também viu um objecto idêntico, mas nos EUA. A partir daqui já posso descartar a hipótese de estar a delirar.

  3. Brutal!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: