Exoplanetas Fornecem Pista para Explicar a Estranha Química do Sol
Novembro 11, 2009 às 11:23 pm | Publicado em Astronomia, extra-solares | Deixe um comentárioOs furores do Sol
Novembro 11, 2009 às 12:28 am | Publicado em Astronomia, Memória do tempo | 6 comentáriosHá 20 anos a Ciel et Espace trazia na capa a nossa estrela em grande destaque antevendo já o pico máximo de actividade solar de 1990. Que diferença entre essa época e agora! O Sol parece doente nos dias que correm, anémico, sem grande actividade.
Encélado
Novembro 8, 2009 às 12:06 am | Publicado em Missiões, Planetas | Deixe um comentárioA Cassini captou esta imagem de Encélado há uma semana, a uma distância de 10 mil quilómetros. A quantidade de estrias na superfície é enorme e um sinal de processos de reciclagem da crusta de grande intensidade.
Mercúrio
Novembro 7, 2009 às 6:05 pm | Publicado em Missiões, Planetas | Deixe um comentárioSou do tempo em que só se conhecia 45% da superfície de Mercúrio. Dei muitos cursos de exploração planetária nessa situação, só tinha 45% para mostrar. Hoje já conhecemos quase tudo, falta só os pólos. Tudo graças à Messenger, que nos vai mostrando territórios desconhecidos.
NASA-50 anos de missões espaciais
Novembro 4, 2009 às 1:49 pm | Publicado em Espaço | Deixe um comentárioA SuperInteressante brasileira tem à venda no seu site dois DVDs sobre os 50 anos da NASA, desde as primeiras viagens no espaço até à conquista da Lua e à estação espacial.
Tínhamos que começar de alguma maneira…
Novembro 3, 2009 às 1:55 am | Publicado em Espaço | Deixe um comentárioO lançamento de dois satélites da ESA com tecnologia portuguesa a bordo é sempre uma boa notícia, que nos deixa muito vaidosos pelo nosso pequeno sector aeroespacial. É também um sinal que a nossa contribuição para a ESA tem algum retorno industrial, embora estes dois projectos fossem ainda do chamado período de transição da nossa adesão à ESA.
O satélite Proba-2 leva a bordo um magnetómetro produzido pela Lusospace. É um bom cartão de visita para a empresa, embora seja um aparelho corriqueiro em termos de maquinaria espacial. O mérito para a empresa portuguesa é ter produzido um produto comercial recorrente que pode ser usado noutros satélites, no entanto, convém lembrar que não falta por aí gente a vender magnetómetros no mercado de satélites.
Quanto ao SMOS (acrónimo em inglês para hidratação dos solos e salinidade dos oceanos), leva a bordo um único instrumento, o MIRAS (Microwave Imaging Radiometer using Aperture Synthesis), um radiómetro cujo processador de dados foi feito pela Deimos Engenharia em colaboração com os espanhóis.
Como digo é bom ver tecnologia portuguesa nestas coisas é bom ver que também sabemos fazer coisas para satélites, mesmo que sejam pequenas coisas. Mas tínhamos que começar de alguma maneira.
Astronomias na Fábrica
Novembro 1, 2009 às 11:21 pm | Publicado em Eventos | 1 ComentárioA Fábrica Ciência Viva em Aveiro está a promover uma série de palestras sobre astronomia. A primeira foi com o Fernando Barriga, a próxima vai ser com o Alexandre Correia.
Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.



