Exoplanetas Fornecem Pista para Explicar a Estranha Química do Sol

Novembro 11, 2009 às 11:23 pm | Publicado em Astronomia, extra-solares | Deixe um comentário

Com base num censo de 500 estrelas, 70 das quais conhecidas por possuírem planetas, estabeleceu-se uma relação entre o “mistério do lítio” observado no Sol e a presença de sistemas planetários. Utilizando o espectrógrafo do ESO, HARPS, uma equipa de astrónomos descobriu que estrelas do tipo do Sol que albergam planetas destroem o seu lítio com muito mais eficácia do que as estrelas sem planetas. Esta descoberta não só ajuda a compreender a falta de lítio na nossa estrela, como também fornece aos astrónomos um método muito eficaz para procurar estrelas com sistemas planetários.

Anúncios

Os furores do Sol

Novembro 11, 2009 às 12:28 am | Publicado em Astronomia, Memória do tempo | 6 comentários

Há 20 anos a Ciel et Espace trazia na capa a nossa estrela em grande destaque antevendo já o pico máximo de actividade solar de 1990. Que diferença entre essa época e agora! O Sol parece doente nos dias que correm, anémico, sem grande actividade.

Ciel et Espace Nov. 89

Encélado

Novembro 8, 2009 às 12:06 am | Publicado em Missiões, Planetas | Deixe um comentário

A Cassini captou esta imagem de Encélado há uma semana, a uma distância de 10 mil quilómetros. A quantidade de estrias na superfície é enorme e um sinal de processos de reciclagem da crusta de grande intensidade.

Mercúrio

Novembro 7, 2009 às 6:05 pm | Publicado em Missiões, Planetas | Deixe um comentário

Sou do tempo em que só se conhecia 45% da superfície de Mercúrio. Dei muitos cursos de exploração planetária nessa situação, só tinha 45% para mostrar. Hoje já conhecemos quase tudo, falta só os pólos. Tudo graças à Messenger, que nos vai mostrando territórios desconhecidos.

 

 

NASA-50 anos de missões espaciais

Novembro 4, 2009 às 1:49 pm | Publicado em Espaço | Deixe um comentário

A SuperInteressante brasileira tem à venda no seu site dois DVDs sobre os 50 anos da NASA, desde as primeiras viagens no espaço até à conquista da Lua e à estação espacial.

Tínhamos que começar de alguma maneira…

Novembro 3, 2009 às 1:55 am | Publicado em Espaço | Deixe um comentário

O lançamento de dois satélites da ESA com tecnologia portuguesa a bordo é sempre uma boa notícia, que nos deixa muito vaidosos pelo nosso pequeno sector aeroespacial. É também um sinal que a nossa contribuição para a ESA tem algum retorno industrial, embora estes dois projectos fossem ainda do chamado período de transição da nossa adesão à ESA.

O satélite Proba-2 leva a bordo um magnetómetro produzido pela Lusospace. É um bom cartão de visita para a empresa, embora seja um aparelho corriqueiro em termos de maquinaria espacial. O mérito para a empresa portuguesa é ter produzido um produto comercial recorrente que pode ser usado noutros satélites, no entanto, convém lembrar que não falta por aí gente a vender magnetómetros no mercado de satélites.

Quanto ao SMOS (acrónimo em inglês para hidratação dos solos e salinidade dos oceanos), leva a bordo um único instrumento, o MIRAS (Microwave Imaging Radiometer using Aperture Synthesis), um radiómetro cujo processador de dados foi feito pela Deimos Engenharia em colaboração com os espanhóis.

Como digo é bom ver tecnologia portuguesa nestas coisas é bom ver que também sabemos fazer coisas para satélites, mesmo que sejam pequenas coisas. Mas tínhamos que começar de alguma maneira.

Astronomias na Fábrica

Novembro 1, 2009 às 11:21 pm | Publicado em Eventos | 1 Comentário

A Fábrica Ciência Viva em Aveiro está a promover uma série de palestras sobre astronomia. A primeira foi com o Fernando Barriga, a próxima vai ser com o Alexandre Correia.

« Página anterior

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.