O novo anel de Saturno

Outubro 8, 2009 às 11:40 pm | Publicado em Planetas | Deixe um comentário

Há muito que se desconfiava que devia existir uma ligação entre Febe e Jápeto. A descoberta do novo anel de Saturno vem mostrar que a ligação existe e que Febe alimenta o anel de partículas através de impactismo. Essas partículas chegam depois a Jápeto e depositam-se na superfície dando a esta lua uma superfície muito escura de um lado e mais clara do outro. O lado escuro de Jápeto está voltado para o anel, enquanto que o lado claro está voltado para Saturno. O anel é muito ténue (estamos a falar de 20 partículas por quilómetro cúbico) e não admira por isso que tenha passado despercebido estes anos todos. Mas é uma grande descoberta e parece que resolve um dos mistérios mais antigos no sistema de Saturno. Porque razão Jápeto tem um lado escuro?

Anúncios

O kit da LCROSS

Outubro 8, 2009 às 12:45 am | Publicado em Lua, Missiões | Deixe um comentário

O kit da LCROSS com vários materiais sobre a missão. Não sabia que também vendiam camisolas.

Duplo impacto na Lua

Outubro 6, 2009 às 4:16 pm | Publicado em Lua | Deixe um comentário

Na próxima sexta-feira, a sonda LCROSS e o andar superior do foguetão Atlas V que a lançou vão embater na Lua na zona do pólo sul. A ideia mais uma vez é tentar ver se há água na nuvem de detritos. Já não é a primeira vez que se manda qualquer coisa contra o pólo sul a ver se aparece água. A Lunar Prospector fez isso em 1999, mas sem sucesso. No entanto, convém referir que era uma sonda mais leve com 150 kg. É claro que nada garante que este duplo impacto também não seja um fiasco na pesquisa de água, mas mesmo que falhe nisso, será sempre uma boa experiência para afinar conhecimentos numa série de outros domínios. O impacto é acessível aos astrónomos amadores na América, dado que em Portugal será de dia. Existe um grupo de discussão sobre o tema e um site para recolher as contribuições de todos. Será um grande evento a seguir com atenção.

TEDx OPorto

Outubro 2, 2009 às 3:19 pm | Publicado em Encontros | Deixe um comentário

Vou participar em Fevereiro no TEDx OPorto, um evento de cariz internacional e que nos EUA tem tido a participação de vários astrónomos de renome. É claro que eu sou um pigmeu à beira de um Freeman Dyson ou de um Martin Rees, mas tenho obviamente alguma vaidade em participar numa coisa, onde eles já estiveram noutra escala. Tenho por isso a obrigação de fazer uma palestra melhor que a deles. Vou falar da Terra e de como parece um planeta feito à nossa medida. A não perder.

Os parentes do sistema solar

Outubro 2, 2009 às 2:18 am | Publicado em Revistas | Deixe um comentário

O número deste mês da Ciel et Espace diz na capa que encontramos os parentes do sistema solar refere-se aos meteoritos que contam a história das nossas origens. A ver.

« Página anterior

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.