Para o Eduardo Chaves
Outubro 29, 2009 às 12:29 am | Publicado em Astronomia | 7 comentáriosO Eduardo Chaves faleceu na passada terça-feira. O nome não diz muito, mas era o astrónomo amador mais antigo em actividade no Porto. Morava na Rua São Roque da Lameira e tinha um observatório em casa no telhado do prédio e era um apaixonado pela Astronomia. Já era velho quando o conheci nos anos 90, mas sempre tive por ele um grande apreço pela perseverança, pelo entusiasmo, pelo amor pelos céus. Houve uma época em que o visitava, cheguei mesmo a comprar-lhe um telescópio. Gostava de conversar com ele, pois o Chaves era um sobrevivente. Apesar de ter tido uma infância humilde e com muitas dificuldades, interessou-se pela astronomia nos anos 60, numa época que a astronomia amadora praticamente não existia em Portugal. Foi ourives durante grande parte da vida, mas tinha aquela paixão pelo céu que diversas vezes partilhamos em longas noites. Era um homem de uma grande simpatia e foi uma inspiração para muita gente do Porto que gostava de observar. A fotografia é do Pedro Ré no observatório do Marão com o Chaves a olhar para o telescópio de meio metro de diâmetro.

Mepag e Marte
Outubro 25, 2009 às 8:35 pm | Publicado em Missiões | Deixe um comentárioOs encontros do MEPAG são sempre interessantes para ver o estado actual da exploração marciana e os planos futuros. Acompanho sempre com atenção os planos europeus, que apontam para Janeiro de 2016, o lançamento do ExoMars com chegada a Marte em Setembro de 2017. É claro que esta é daquelas missões em que só dá para acreditar quando a sonda for lançada porque até lá muita coisa pode acontecer como, por exemplo, o cancelamento da missão ou novo adiamento. É claro que me custa acreditar que a Europa prescinda um dia de uma missão destas, mas nos tempos que correm tudo é possível.
As noites de Galileu
Outubro 23, 2009 às 7:16 pm | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioAmanhã é a noite de Galileu. Em Aveiro, vai decorrer junto ao Departamento de Física vamos ver se o tempo ajuda.
Astros nos castros
Outubro 23, 2009 às 7:08 pm | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioUma iniciativa que o Centro Ciência Viva de Vila do Conde está a levar em alguns castros.
15 anos depois…
Outubro 20, 2009 às 12:05 am | Publicado em cursos | 2 comentáriosComeça amanhã mais um curso de astronomia no FISUA. Desta vez é o ABC da Astronomia. Já perdi a conta a quantos cursos deste género fiz nesta associação. Mas este tem concerteza uma certa aura de aniversário, pois marca os 15 anos de cursos de astronomia no FISUA. É muito tempo e é sem sombra de dúvida, o local em Portugal onde se fizeram mais cursos de astronomia até hoje (à volta de 30) e durante mais tempo. Fico obviamente contente que 15 anos depois, a astronomia subsista. E que eu próprio subsista neste sector. E depois da retirada do Máximo Ferreira para a política (Presidente de Câmara de Constância), eu devo ser agora o divulgador mais antigo em actividade em Portugal.
Fartura de planetas extra-solares
Outubro 19, 2009 às 11:49 pm | Publicado em extra-solares | Deixe um comentárioUma fartura de planetas extra-solares descobertos pela equipa do HARPS. A descoberta foi anunciada durante o workshop que está a decorrer no Porto sobre outros mundos.
Astronomia em Proença-A-Nova
Outubro 15, 2009 às 11:35 pm | Publicado em cursos | Deixe um comentárioVou fazer mais um curso de astronomia no Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-A-Nova, onde o céu é bom. Desta vez vamos aprender a observar o céu. A não perder em Novembro.
Astronomia no Fórum Coimbra
Outubro 14, 2009 às 1:18 am | Publicado em Eventos | Deixe um comentárioVou estar hoje no Fórum Coimbra às 19h00 para uma palestra sobre a conquista da Lua.
Com Ciência
Outubro 11, 2009 às 12:04 am | Publicado em Revistas | Deixe um comentárioO último número da revista electrónica Com Ciência é dedicado à astronomia. A ver com artigos interessante sobre o estado da astronomia no Brasil.
RTPN
Outubro 8, 2009 às 11:59 pm | Publicado em Dia-a-dia | Deixe um comentárioHoje (sexta-feira) vou estar no Jornal da Manhã da RTPN para comentar o impacto da LCROSS. O jornal é às 10 da manhã.
Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

