O planeta e a propaganda do costume

Novembro 15, 2008 às 1:22 am | Publicado em Planetas | Deixe um comentário

O Público faz hoje destaque da descoberta do planeta em Fomalhaut. É bom um jornal diário dar um destaque destes a uma descoberta de planetas extra-solares. O DN também segue um pouco a mesma linha, embora com uma notícia mais pequena. Mas o Público comete um erro logo no começo da notícia: Já se conhecia a existência de uns 300 planetas fora do nosso Sistema Solar. Mas pela primeira vez quatro deles deixaram-se fotografar. É uma novidade absoluta. Idem para o DN. Não é nenhuma novidade a não ser o facto de ser no visível. Já em 2004 e 2005 tinham sido fotografados prováveis planetas extra-solares (pelo menos na linguagem popular dos comunicados de imprensa), mas no infra-vermelho. Basta ver os comunicados do ESO aqui e aqui, embora no caso do companheiro da estrela GQ Lupi a sua natureza seja incerta. Tanto pode ser uma anã castanha como um planeta gigante.

O jornal traz também uma entrevista com Nuno Santos que refere justamente as descobertas de 2004 e 2005. Engana-se é numa coisa. Diz que Fomalhaut, não se vê no hemisfério norte, quando na verdade a estrela está visível para sul neste momento, ao cair da noite e até perto da meia-noite. Nada de importante. Também diz que nenhuma das anteriores descobertas é tão convincente como esta, mas parece que actual também carece de confirmação, portanto, não se percebe como é que pode ser mais convincente que as anteriores, mas percebo o ponto de vista. O assunto não é tão linear como parece. Ele sabe que o conceito de planeta nos casos anteriores é muito polémico e portanto esta é uma descoberta mais convincente desse ponto de vista. Mas isso não está bem explicado no artigo.

Agora, o que importa referir é a propaganda americana do costume nestas descobertas. Falam como se mais ninguém tivesse descoberto nada, o que não é bem o caso.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: