A ver
Outubro 29, 2008 às 11:06 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioUma reflexão sobre a situação da astronomia em Portugal.
No Surprises
Outubro 29, 2008 às 12:39 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioUma das canções mais perfeitas de todos os tempos.
Marte
Outubro 28, 2008 às 12:29 am | Publicado em Planetas | Deixe um comentárioUma série de relatórios sobre Marte. Possuem boas descrições sobre a estratégia de exploração marciana, nomeadamente sobre a Mars Sample Return (MSR).
Apanhar gralhas
Outubro 26, 2008 às 12:15 am | Publicado em Espaço | 1 ComentárioGosto de apanhar gralhas nos jornais. É um passatempo como outro qualquer. O último número da revista Visão (nº 816) traz um artigo (pág. 80-81) da autoria de Rita Teixeira sobre o lançamento da 1ª sonda lunar indiana, onde apanhei alguns erros na caixa que acompanha o texto principal.
É dito sobre o Japão que “depois do fracasso nos anos 90, com o satélite H2, Tóquio conseguiu no ano passado colocar em órbita o H2-A que forneceu as primeiras imagens em alta definição da Lua.”
Ora, H2 é a designação de um foguetão japonês e não de um satélite. Depois, nos anos 90, a missão a que o artigo pretensamente se refere é a missão Hiten, lançada em Janeiro de 1990 e que falhou parcialmente, embora a sonda tenha alcançado a órbita lunar.
Sobre a missão do ano passado, trata-se da missão Selene lançada por um foguetão H2-A e não como diz o texto, que confunde o lançador com a sonda.
É também referido sobre a Coreia do Sul que o país organizou um reality show para encontrar o primeiro astronauta sul-coreano. Na verdade, o primeiro astronauta sul-coreano foi uma mulher chamada Yi So-yeon e não foi seleccionada em nenhum show, mas sim no Korean Astronaut Program, uma selecção científica e rigorosa para criar o primeiro grupo de astronautas sul-coreanos.
A ver
Outubro 25, 2008 às 12:52 am | Publicado em Astronomia, Dia-a-dia | 1 ComentárioEsta semana estive no Centro Ciência Viva de Proença-A-Nova a mostrar o céu à gente nova. Como tive direito a reportagem fotográfica aqui fica o link.
Porque vai a Índia à Lua?
Outubro 23, 2008 às 12:25 pm | Publicado em Espaço | 1 ComentárioExistem vários tipos de objectivos na missão lunar indiana. É óbvio que há um objectivo científico de querer saber mais sobre a Lua. Mas também há o desafio tecnológico e a afirmação política. Uma sonda lunar é sempre um desafio de concepção, de planeamento e de execução. Mas há também o factor político de orgulho nacional de mostrar que também estão na Lua. E, neste caso particular, há ainda a cooperação internacional com a ESA que participou com instrumentos na sonda e assistência técnica. Tudo isto conjugado dá uma sonda lunar.
Chandrayaan-1
Outubro 23, 2008 às 2:39 am | Publicado em Espaço | Deixe um comentárioÉ a primeira missão lunar indiana. Começou bem com um lançamento bem sucedido. Já agora para conhecer melhor a missão ver esta apresentação de K. Thyagarajan feita em Agosto de 2007, em Mumbai.
Um meteorito barato
Outubro 23, 2008 às 1:44 am | Publicado em Astronomia | 2 comentáriosUm meteorito férreo a 14 euros. Uma boa ideia para falar de meteoritos ou para meter na estante. E já agora uma outra loja em França. E outra, mas desta vez na Flórida.
A ler
Outubro 22, 2008 às 12:19 am | Publicado em Espaço | Deixe um comentárioNo Correio da Manhã: “Cientistas procuram água na Lua”.
Flash Gordon
Outubro 21, 2008 às 1:23 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioA história do costume. O herói que viaja para o espaço para salvar a Terra, mas Mongo era um planeta futurista, de batalhas aéreas, de armas desintegradas, de criaturas estranhas, de ditadores ávidos de poder, de lutas de capa e espada. Um planeta que nos fazia sonhar. Nada tinha de científico, mas tinha o suficiente para nos fascinar. Para a época era um bom desenho animado, espantosamente com algum conteúdo erótico. Quem não se lembra da filha de Ming? Das suas guerreiras em roupas insinuantes. Mongo era um planeta quente, penso eu agora. A recordar.
Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.
