Que Tempo Fará Amanhã?

Setembro 12, 2008 às 9:03 am | Publicado em Livros | 1 Comentário

Não é propriamente um livro sobre meteorologia. É mais uma obra sobre o problema das alterações climáticas. É uma obra colectiva com investigadores de várias gerações a falar sobre vários tópicos. Grande parte dos capítulos são ensaios, mas também tem entrevistas. Achei o livro equilibrado e acho que é um bom livro sobre a problemática do clima.  No fim do livro é possível encontrar uma lista de sites na internet relacionados com o tema e a lista de vocabulário específico usado ao longo do livro. Portanto, cá fica como sugestão.

Mas gostava de dizer mais uma coisa sobre esta problemática. É bom termos livros traduzidos sobre este tópico e com pontos de vista diversos. Há muita desinformação sobre o aquecimento global e é importante a discussão a esse nível. É um facto praticamente incontornável que existe aquecimento global e que uma parte desse aquecimento é provocada por nós. Agora, o problema é quando se tenta semear alarmismo entre as pessoas. E grande parte dos livros publicados sobre o tema fazem isso. Tentam semear o medo com cenários extremos. E à custa desse medo defendem políticas perfeitamente irrealistas para a redução do C02. Por isso, sou contra a Quioto, porque acho que foi um protocolo negociado com metas perfeitamente irrealistas para muitos países, que vão acabar por não ser cumpridas. E temo o que vem a seguir, pois actualmente a política está dominada por sentimentos de medo em relação às alterações climáticas que só podem conduzir a políticas erradas.

Isto não quer dizer que não se faça nada. Devemos de facto reduzir as emissões de C02, devemos investir em novas tecologias, na poupança de energia. Agora devemos fazê-lo com políticas realistas adapatadas à nossa realidade mundial e industrial. E já agora sobre a pergunta que serve de título ao livro é óbvio que ninguém sabe ao certo que tempo fará amanhã, ou seja, daqui a 50 anos. Não vamos obviamente cruzar os braços e ficar à espera. Agora também não devemos embarcar em cruzadas e em extremismos climáticos.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Se fosse possível calcular, por estimativa, a quantidade de CO2 que a Humanidade lança para a atmosfera – essa finíssima película de gases que envolve a Terra – desde o início da Revolução Industrial até hoje, então sim, meu caro, ficaríamos definitivamente alarmados, para não dizer aterrorizados!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: