Uma Breve História do Tempo

Setembro 8, 2008 às 5:22 pm | Publicado em Livros | 1 Comentário

Como é que um livro de cosmologia vende 10 milhões de cópias e é traduzido em 60 línguas? É um mistério que rodeia o livro de Stephen Hawking que saiu para as livrarias faz agora 20 anos. Ninguém sabe como é que um livro destes teve o sucesso que teve! Mas é realmente espantoso que um livro destes tenha tornado Hawking num fenómeno de popularidade ao nível de Carl Sagan.

O sucesso foi tão grande que o livro já conheceu 5 versões até ao presente momento, sendo a última a do vigésimo aniversário. Mas é realmente estranho que um livro de cosmologia venda tanto. Porque a cosmologia não é um tema fácil. Não é uma coisa que conquiste muitos leitores. Que seja fácil de explanar em livro. Que seja fácil de perceber. Mas há qualquer coisa neste livro e no próprio Hawking que atrai a curiosidade. Talvez a figura do próprio Hawking, mais do que livro. O livro não é nada de especial. É um livro de divulgação como tantos outros que foram escritos nos últimos 20 anos. Até se comenta que muitos leitores nunca passaram do 1º capítulo. Que outros leram o livro e não perceberam nada, o que não é novidade em livros de cosmologia.

Por outro lado, temos que admitir que as primeiras versões não foram muito acessíveis aos leitores, pois em 2005, Hawking em colaboração com Leonard Mlodinow escreveu a Brevíssima História do Tempo, de forma a tornar mais compreensível o livro original. Portanto, estamos perante um livro que até não era nenhuma obra-prima nas primeiras versões.

Mas a verdade é que se tornou um sucesso de vendas e catapultou Hawking para a fama. Por isso, o segredo é capaz de não estar só no livro, mas mais no próprio autor ou na sua condição física. Também não podemos ignorar que há uma série de factores de moda associados ao livro. Ou seja, o sucesso fez com que muitos leitores o comprassem pelo facto de estar nos tops e ser comentado por toda a gente. Portanto, há vários factores para o sucesso do livro.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Provavelmente o sucesso de vendas deste livro terá muito mais a ver com a última razão que apontas. A verdade é que o facto de o autor ser uma pessoa diferente e o tema base ser a fascinante astronomia (embora numa vertente cosmológica que a grande maioria das pessoas não percebe o que é) terão levado muitas pessoas a compra-lo.

    O próprio título pisca o olho a uma série de leitores da onda mais “espiritual” :). Com um sub-título do género “O Seu Lugar no Universo” venderia muito bem numa daquelas prateleiras que agora ocupam 50% das livrarias :).

    Por isso também me parece que muitos terão comprado, muitos o terão começado a ler, mas um número muito inferior o terá terminado.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: