Outro alarmista

Julho 31, 2008 às 2:19 pm | Publicado em Livros | Deixe um comentário

Há tempos saiu um livro do João Lin Yun sobre o aquecimento global. Fiz uma ligeira referência à publicação aqui, mas depois de o ver com mais atenção gostava de dizer mais alguma coisa.

É um livro de ciência popular sobre o problema das alterações climáticas e o que devemos fazer para evitar o aquecimento global. É um livro na senda de outros, que aponta soluções para tentar resolver os grandes problemas do aquecimento global, dentro de uma corrente alarmista, tão típica deste tipo de literatura. Portanto, não vem acrescentar nada ao que já existe em português.

O que seria interessante num livro destes era uma abordagem rigorosa e criteriosa do problema do aquecimento global e do tipo de soluções racionais que podemos adoptar. Mas o que vemos é mais um ecologista alarmado a fazer um apelo geral às armas contra o aquecimento global. Embora seja mais contido que Al Gore, o estilo alarmista não anda muito longe do antigo Vice-presidente norte-americano.

Mesmo assim, devo confessar que gostei da capa e que resulta bem em termos gráficos, embora em termos de teoria dê uma mensagem errada. É que o aquecimento global é inevitável e não é possível invertê-lo por muito política de redução do carbono que se faça (aliás, o próprio autor reconhece isso), pois nem sequer sabemos ao certo qual é o peso específico da actividade humana no aquecimento global e do C02 em particular no actual ciclo climático. O que podemos fazer é minorar o aquecimento global de forma a não termos impactos negativos repentinos no planeta. Mas mais do que isso é pura ilusão. Portanto, arrefecer a Terra não é uma ideia muito viável ao contrário do que diz o título do livro.

Em suma, mais um autor a dizer que a humanidade está condenada se ninguém fizer nada rapidamente. É óbvio que temos que fazer alguma coisa, mas é com calma e sentido de realidade, não é com alarmismo.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: