H-Alpha
Agosto 31, 2007 às 6:35 pm | Publicado em Telescópios | Deixe um comentárioAgora que a Coronado fechou temos a SolarScope, embora a preços mais elevados. O criador da empresa foi um dos co-fundadores da Coronado. Para quem tem posses é um tipo de filtro que vale a pena ter.
Ovnis
Agosto 30, 2007 às 11:32 pm | Publicado em Diversos | 1 ComentárioO vídeo dos Ovnis no Haiti tornou-se tão famoso que não podia deixar de o meter aqui. Uma pequena maravilha de falsificação.
Extraterrestres
Agosto 30, 2007 às 4:27 pm | Publicado em Livros, Memória do tempo | Deixe um comentário
Este é um livro fora de colecção. Traduzido pela Europa-América nos anos 80 está na colecção Portas do Desconhecido, uma colecção dedicada a esoterismos, Ovnis e outros temas afins. Está lá por engano (não é o único), pois aborda o problema das civilizações extraterrestres. É claramente um livro datado (o original é de 1979), mas continua a ser uma pequena raridade, pois tivemos falta durante muito tempo de livros que abordassem de forma séria o problema da vida extraterrestre. Este do Asimov é o primeiro a abrir caminho nesse espaço, numa época em que o nosso panorama editorial estava cheio de livros sobre Ovnis e visitas de extraterrestres à Terra. Porém, foi uma obra que passou despercebida. Poucos serão aqueles que ainda o guardam lá em casa.
Vendo no escuro
Agosto 28, 2007 às 5:31 pm | Publicado em Astronomia | 1 ComentárioA PBS produziu com base no livro do Timothy Ferris (Seeing in the Dark), um documentário sobre o mundo dos astrónomos amadores. É claro que só fala dos amadores americanos, mas não deixa de ser um bom documentário. No final de Setembro vai estar disponível em DVD.

Astronomia no Verão
Agosto 28, 2007 às 5:27 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioMais imagens de uma actividade de Astronomia no Verão realizada em Águeda.
Astropaiva
Agosto 27, 2007 às 12:34 am | Publicado em Astronomia, Encontros | Deixe um comentárioO Astropaiva tem uma página com o festival de astronomia que vai decorrer em Setembro. Foi um boa ideia a sua criação e as informações são úteis. Acho que o programa do encontro tem pontos interessantes, embora um encontro destes deva ter como principal preocupação a popularização da astronomia. Para isso, deve ter oradores capazes chegar ao público em geral, ou seja, bons comunicadores. E desse ponto de vista espero que o encontro cumpra as expectativas.
A ver
Agosto 26, 2007 às 10:55 pm | Publicado em Revistas | Deixe um comentárioO último número da Ciel et Espace. É preciso tempo para ler estas coisas, mas é com gosto que percorro as páginas. Que leio as novidades. Afinal de contas, ainda é Verão.

Astronomia no Verão
Agosto 24, 2007 às 5:44 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioImagens do Astronomia no Verão em Águeda.
Viagens maravilhosas
Agosto 24, 2007 às 5:39 pm | Publicado em Livros, Memória do tempo | Deixe um comentário
Não sei ao certo quem foi o César dos Santos. Já não é do meu tempo, mas sei que escreveu vários livros sobre temas diversos, entre os quais um de astronomia. “Viagens Maravilhosas às Terras do Céu” é um livro divertido escrito por alguém que tem claramente grandes insuficiências em astronomia, mas que escreve um livro inteiro sobre planetas. Mas o livro é mirabolante e escrito num registo muito próprio. O livro é dos anos 50 e uma raridade no género.
O que é um planeta?
Agosto 23, 2007 às 3:53 pm | Publicado em Astronomia | 2 comentáriosO que é um planeta? Foi com esta pergunta que comecei na astrofesta. Era tarde e estava frio, mas os resistentes lá aguentaram para saber a resposta. A fotografia é do João Pereira.
![]()
Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.