Coisas de outros mundos

Julho 16, 2007 às 6:23 pm | Publicado em extra-solares | 5 comentários

Dos 240 planetas extra-solares conhecidos, apenas 14 apresentam trânsitos visíveis da Terra. Mas é um grupo especial, que tem sido analisado ao pormenor, pois podemos ter eventualmente acesso às atmosferas. Já foi encontrado sódio, hidrogénio, carbono e oxigénio e também provavelmente uma molécula fundamental à vida: a água.

No entanto, nem sempre transparece, que este tipo investigação usa modelos que prevêem certos elementos, que depois se tentam confirmar observacionalmente em termos espectrais. Como estamos a trabalhar no limite dos instrumentos actuais, nem sempre é fácil termos a certeza se aquilo que vemos está certo ou não. E quem lê depois os artigos percebe muitas vezes a cautela, mas também percebe que estamos num campo de grande competição e que a pressa de publicar é grande. E esta pressa de publicar e de aparecer aos olhos públicos com grandes novidades leva, por vezes, a certos atropelos.

Gera também um outro problema que é a forma como as descobertas são depois assimiladas pela comunicação social. Quem escreve sobre ciência nos jornais ou nas revistas, nem sempre consegue filtrar de forma crítica a informação recebida, o que leva a equívocos frequentes. É neste campo que nos movemos. Daí que a blogues podem ter aqui um papel importante de esclarecimento. Blogues como o do Pedro Figueira ajudam a perceber como se faz investigação nesta área e a nossa discussão recente teve o mérito de esclarecer mais um pouco os leitores que passam por aqui.

Anúncios

5 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] “Coisas de outros mundos“, no Radiante; […]

  2. Os meus parabens pela visao abrangente e critica! E o meu mais sincero obrgado pela refrencia ao meu blog. Tentarei manter a clareza e o rigor necessaorios para responder a estas e outras questoes.
    Um abraco e votos de boa continuacao do optimo trabalho que tem feito!

    Pedro

  3. Olá Pedro

    Já agora diz-me uma coisa, porque raio é que a página do observatório de Geneve está sempre em baixo? Não se consegue aceder a nada.

    Um abraço

  4. Pois, o site do observatorio de geneve peca por estar muitas vezes em baixo, devido a constantes mudanças de suporte hardware… Enfim. O site do grupo de exoplanetas tb nao eh dos melhores, precisando de uma lavagem de cara ja ha algum tempo.

    De qualquer das maneiras fica aqui o site actual:

    http://www.unige.ch/sciences/astro/an/

    (e agora esta a funcionar).

    Ja agora, conhece alguem interessado em remodelar a pagina do grupo?
    Requisitos: conhecimentos de html, xml ou php, conhecimos de astronomia.
    O trabalho consistira em criar uma pagina moderna a partir do “script” cientifico fornecido pela equipa. O criador tem bastante liberdade no modelo de pagina escolhido.

    Tudo de bom,

    Pedro

  5. Olá Pedro

    Realmente tá a funcionar. Quanto ao trabalho a fazer eu sei fazer umas coisas mas é em frontpage. Mas acho que a página não está má.

    Um abraço


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: