O caso do GL 581c

Maio 24, 2007 às 1:51 pm | Publicado em Planetas | 30 comentários

Embora já um pouco datado falo deste caso, pois tenho notado algumas confusões à volta da descoberta do GL 581c. O anúncio em Abril da descoberta do GL 581c teve impacto na comunicação social. A ideia de que podia ser um planeta com vida foi talvez a que passou mais facilmente. Não é a primeira vez que ouvimos este tipo de discurso. Sempre que se descobre algum planeta extra-solar parecido com a Terra a possibilidade de vida extraterrestre é logo avançada. Há até quem diga de que no futuro podemos visitar estes planetas com novos tipos de propulsão. Ora este tipo de declarações só provoca confusão. No caso do GL 581c, a confusão reinou mais uma vez, quando na verdade pouco sabemos sobre o GL 581c.

É certo que é um planeta um pouco maior do que a Terra com uma órbita curta de 13 dias terrestres. Está apenas a 10.8 milhões de quilómetros da sua estrela, o que significa que a esta distância o planeta está na chamada zona habitável, ou seja, na região onde pode existir água no estado líquido. Isto porque GL 581 é uma anã vermelha, ou seja, uma estrela mais fria e menos luminosa do que o nosso Sol. Daí que a chamada zona habitável está muito mais próxima da estrela do que no caso do nosso Sol.

Pensa-se que o novo planeta seja um planeta telúrico, ou seja, feito de rocha como a Terra. A equipa que o descobriu sustenta que o GL 581C deve ter uma temperatura entre -3 ºC e + 40º C, o que o torna muito parecido com a Terra. A sua massa e gravidade são suficientes para segurar uma atmosfera em redor do astro. Ora, a existência de atmosfera é também um factor fundamental para a existência de água no estado líquido, pois além da temperatura ideal, a água líquida precisa também de pressão atmosférica para manter o seu estado. Por outro lado, a Gliese 581 é uma estrela estável e emite praticamente a mesma quantidade de luz e calor há 5 mil milhões de anos, o que também é um factor positivo para a existência de vida.

No entanto, apesar da energia confiável e estável da estrela e das características do planeta descoberto, ninguém pode garantir que este tenha vida. A única coisa que se pode dizer é que está realmente numa região de temperaturas amenas e onde é possível a existência de água no estado líquido. De resto pouco mais se pode dizer. Mesmo sobre a temperatura, tudo depende da composição e da espessura da atmosfera, que é completamente desconhecida, o que pode alterar as suposições sobre as condições climatéricas existentes no planeta. Também não se sabe se o planeta tem sempre o mesmo lado voltado para a sua estrela, pois caso a sua rotação seja igual ao período de translação, o GL 581c terá sempre o mesmo lado voltado para a anã vermelha. Desta forma, um dos lados do planeta ficaria sempre na mais completa escuridão e o outro, sempre iluminado. Sendo assim, são necessárias novas investigações para que se consiga perceber com rigor se o GL 581c é ou não um irmão da Terra? E é isso que vai ser feito nos próximos tempos. E não é certamente com naves espaciais, mas sim com os métodos do costume, que é observarmos e tentarmos perceber que planeta foi detectado.

Anúncios

30 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] “O caso do GL581C“, no Radiante; […]

  2. esse planeta deve ser muito legal

  3. esse planeta deve ser muito legal
    por isso eu nao vou morar lá

  4. Na minha opinião não existe vida em outro planeta. como cristão creio na Bíblia e não em suposiçoes e ilaçoes de homens. A Bíblia diz que as coisas incobertas pertence a Deus. Para mim é mais um estardalhaço para vender noticias.

  5. Martins… a Bíblia é um livro religioso, escrito numa linguagem que tinha de ser entendida por pessoas que ainda não tinham os conhecimentos que hoje temos. Não vejo de que forma é que esta descoberta contradiz a Bíblia!
    Paz e Amor.

  6. La vem essas pessoas colocarem religiao na frente o transplante era visto como coisa demoniaca no começo bebe de proveta era aberração e tem religião que não recebe sangue é melhor morrer.
    Sou católico e acho que se algumas religioes pararem de ser fanáticas o mundo caminharia melhor

  7. UMA VEZ EU ESTAVA PENSANDO SE A TERRA DURAR ATE 2060 AS PESSOAS VAO QUERER IR P/ ESSE PLANETA

  8. caro martins
    em momento algum a bíblia diz não haver vida extra terrestre
    pelo contrário
    se vc parar e analisar certas passagens das falas de Cristo após a Ressurreição
    vai verificar a fala: a casa de Meu Pai tem muitas moradas
    se você tomar que a casa de Deus é o Universo, e morada se dá a entender em ser um lugar morável, habitável, logo, não se deve excluir tal possibilidade…

    importante sim é cuidarmos do que é nosso, da nossa Terra, pois mesmo que haja outro planeta que seja possível se viver, como iremos pra lá?

    é inocência achar que num sistema capitalista e excludente em que vivemos, ser possível que todos tenham direito e poder financeiro para que, um dia nosso planeta estando à beira da destruição, possamos nos exilar para um outro planeta…

    • disseram os cientistas que irão fazer um “novo mundo” na lua, assim vão poder ir a outros planetas.e em muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito tempo, chegarão ao gl581c

  9. moises começou a escrever a biblia. ele tinha conhecimentos de uma nação muito adiantada que as demais naquela época será que ele não leu todos aqueles livros que tinha nas bibliotecas no egito?

  10. Meus senhores, ja chega de atirar barro a parede a ver se toma forma. O post apresenta um rigor cientifico exemplar. E aqui fala-se de ciencia. Quem nao se esquecer disso compreende que metade dos comentarios sao, na melhor das hipoteses, escusados. Haverao blogs a discutir religiao e o sexo dos anjos. Aqui discute-se o Universo pelo metodo cientifico.

    Tudo de bom para todos.

    Pedro

  11. Olá a todos

    Como o Pedro já disse este não é um blogue de discussão religiosa. Portanto, pedia para concentrarem a vossa discussão no tema.

    Um abraço

  12. eu acredito que possa ter vida neste novo planeta, porem não acredito que existam pessoas, e talvez possa existir algum tipo de animal bicho desconhecido algo assim.

  13. ooooooooo seus troxa ca de o planeta gl

  14. os ets sao legais e o planeta tmb.
    quero morar no gl.

  15. É possível a vida em outro planeta, afinal nós não conhecemos nada, e quando os cientistas estudam e descobrem algo, vem os débeis fanáticos religiosos e ainda por cima colocando o nome de Jesus no meio dessa história. Religião se pratica e não se prega. Tomara que realmente exista vida nesse planeta mesmo que eu não venha a conhecer.

  16. Eu agradito que ha sim vida em outros planetas
    porque deus criou a terra e tudo que nela ha porque nao ele criaria outros planetas abitaves com outro abitantes nao iguais a nos ms diferentes com mas inteligensia que nao destruia o o proprio abitar de natural porque o unico animal que destroi
    seu abitar de natural

  17. NÃO EXISTE PLANETA INGUAL ATERRA VCS TEM QUE PRESERVAR ESSE AQUI

  18. MUITO PERTINENTE O COMENTARIO MARCOS, O HOMEM ESTA MATANDO A TERRA E BUSCANDO OUTRO PLANETA PARA DESTRUR TAMBEM COM A SUA GANANCIA.

  19. Eu acho que todos que estão fazendo seus comentários, deveriam estudar um pouco mais sobre o assunto antes de escreverem tanta besteira e por favor vocês estão “matando” a nossa lingua portuguêsa e não a Terra, o Gliese 581c é um planeta que está sendo estudado, como outros diversos planetas, porém o único planeta com vida inteligente que conheço é o planeta Terra, não devemos acreditar em tudo que grupos científicos pesquisam e publicam, não descarto a existência de outros planetas e até mesmo vida neles, mas devemos ter a ciência para discernirmos o que lemos e ouvimos, porque muitos desses querem apenas causar discussões e conflitos de idéias e terem seus nomes na mídia.

  20. A linguagem usada e a total ausência de conhecimentos revelada nestes comentários constituem a prova, mais uma, da tragédia que representa a invasão da Europa pelo Terceiro Mundo.

  21. Olá a todos

    Não esperava que este post desse tanta discussão, mas importa esclarecer o seguinte:

    1- Ninguém sabe se o planeta em questão tem condições para ter vida, muito menos vida. Portanto, tudo o que se diga sobre este planeta a nível de condições de vida é pura especulação.

    2- O planeta em questão continuará a ser estudado como qualquer planeta extra-solar conhecido…

    3- Ninguém sabe de facto se há vida além da Terra. É possível que sim, mas não há uma única prova nesse sentido. Portanto, vamos continuar a viver na Terra e nada mais do que isso…

    4- É óbvio que temos que preservar a Terra, pois é o único planeta que temos, mas isso é uma obrigação que temos com as gerações futuras nada tem a ver com planetas extra-solares.

    Um abraço

    José Matos

    • para josématos,
      você errou uma coisa, há uma prova de vida:(apenas uma…)
      a temperatura é habitavel.
      e concordo,devemos cuidar da natureza,do universso de mesmos da terra…
      não conheço ninguém que goste mais da natureza do que eu.

      VIVA O PLANETA TERRA!!!

  22. caros…mas uma ves aquela velha discursão entre ciencia e religião!!
    a muitas pessoas que vivem um certo fanatismo sobre a religião!
    porque isso acontece?
    será ignorancia de certas pessoas em meados do século XXI.
    isso naum é de hoje mas desde de muito tempo atras,existem essa pessoas,
    fazem questão de tudo que debatem colocar o santo nome de DEUS.
    eu sou catolico não frequento muito a igreja mas eu sei que tem um mandamento que diz não usar o santo nome de DEUS em vão…
    pessoas como podemos ter exemplos acima querendo serem “certinhas” demais
    acabam pecando!!
    por isso que eu digo para voes meus caros pensen muito bem antes de abrirem a boca para falarem !!
    e obrigado !!

  23. eu tenho a revista veja e também vi essa reportagem.

  24. A religião é uma forma de pensar, que serve e servia para fazer com que as pessoas tivessem esperança e outros sentimentos. Mas com o que foi descoberto até agora, a religião não pode explicar tão bem como a ciência. Estes planetas existem porque, devido ao big bang, houve uma enorme explosão e alguns deles tiveram a sorte de ficar numa zona habitável, como o nosso. Agora, cabe aos cientistas descobrirem os mistérios do Universo, e não aos religiosos. Rezem para não haver um apocalipse e para que os cientistas vos dêem melhores condições de vida.

  25. Gente, o caso é o seguinte, como não estamos e nem conhecemos esse planeta não podemos afirmar nada sobre ele, e mais uma coisa, para existir vida em outro planeta é necessário o planeta ter atmosfera!!!

  26. Me-Choups

  27. Me-Choups de novo

  28. Deus existe, e somos sua imagem, por isso temos capacidade de evolução, é normal o filho querer ser igual ao pai, por isso nos devemos aprender sobre suas criações e assim itender o que deus quer de nois e nos tornarmos perfeitos como Deus, religiosos tem que acordar, Deus nos deu esse dom”’


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: