Stardate
Agosto 29, 2005 às 6:54 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioPlanetário
Agosto 29, 2005 às 6:31 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentário
Observatório
Agosto 24, 2005 às 4:30 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentário
Recorde
Agosto 19, 2005 às 12:08 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentário
Discovery
Agosto 18, 2005 às 5:39 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioMúsica de Titã
Agosto 18, 2005 às 5:33 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioHubble
Agosto 14, 2005 às 9:58 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioNo final dos anos 20, Hubble estava preocupado em demonstrar que havia uma relação entre o desvio para o vermelho das galáxias e a sua distância e o artigo que publicou no início de 1929, mostrava isso estabelecendo que havia uma relação linear entre o desvio espectral e a distância, ou seja, quanto mais distante estava uma galáxia maior era o seu desvio espectral. É claro que esta descoberta apontava para a expansão do Universo, mas Hubble nunca se preocupou muito com as implicações cosmológicas da sua descoberta. O que ele queria era medir distâncias. Aliás, nem sequer sabia qual a verdadeira razão do desvio para vermelho, ou seja, se era de facto devido a uma expansão do Universo ou se não?
Foi George Lemaitre que percebeu que as observações de Hubble e Humason implicavam a ideia de um Universo em expansão e que por isso este tinha sido criado num momento no tempo. Sempre foi notório que Hubble não se interessava muito por estes debates e que até desconfiava de tais teorias e que tinha dúvidas sobre qual a verdadeira causa dos desvios para o vermelho nas galáxias (ou seja, não considerava que fossem provocados pela expansão do Universo).
Portanto, nunca mostrou grande militância pela ideia do Universo em expansão, mas também nunca a rejeitou como teoria impossível ou descabida. Ou seja, era um agnóstico em relação a tudo isso. Ele era um observador e não um teórico e competia aos teóricos discutir as descobertas que ele tinha feito.
É claro que dizer que foi Hubble que descobriu a expansão do Universo é um exagero, pois ele nunca formulou tal ideia. Dizer que ele não acreditava na expansão também é extrapolar demais. Digamos que preferia manter-se distante desses debates, não militando por nenhuma teoria em particular, embora nos trabalhos que fez com Richard C. Tolman (1935), argumentasse que o modelo que admitia os desvios para vermelho como desvios provocados pela expansão do Universo dava resultados que não pareciam bater muito certo com a realidade. Mas mesmo aí notava-se uma certa cautela. Talvez o advogado falasse também aí, além do astrónomo.
Alto Minho
Agosto 14, 2005 às 7:10 pm | Publicado em Astronomia | 1 ComentárioAproveitei também para conhecer Castro Laboreiro, antigo concelho medieval, onde se come bem, embora com preços pouco amigáveis. Lá no cimo de uma rocha nota-se ainda as ruínas da velha fortaleza que vigiavam noutros tempos os espanhóis ali ao lado. Castro Laboreiro ainda é um aldeamento serrano, mas nota-se ali e acolá alguma pressão para construir.
Fique num hotel magnífico encostado ao santuário da Senhora da Peneda. O hotel e o santuário estão metidos numa garganta e a serra por cima deles é imponente. Agora no Verão não faltam por lá visitas.Dizem que a virgem apareceu por ali a uma pastora. Enfim, a aparição do costume.

E foi assim a minha incursão ao Alto Minho. Agora há uma coisa que é indisfarçável nestas terras minhotas. O isolamento, a solidão está por todo o lado. Quem vive lá já se habituou, mas quem vai de fora nunca se habitua e custa-lhe perceber como é que se vive ali. Mas espero um dia lá voltar.
De volta a casa
Agosto 9, 2005 às 3:58 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentário
Adiamento
Agosto 8, 2005 às 12:55 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentário
Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.