Fim de ano
Dezembro 31, 2004 às 3:49 pm | Publicado em Astronomia | 2 comentáriosUma sugestão de fim de ano. Vejam o C/2004 Q 2 (Machholz). Observa-se bem com binóculos perto do Touro. Ao telescópio está com um aspecto estranho com uma espécie de anticauda. Podem ver aqui imagens do Pedro Ré.
Anúncios
Fim de ano
Dezembro 31, 2004 às 3:38 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioAgora que o ano termina é altura de lembrar que a Terra deu mais uma volta ao Sol. Que passou mais um ano em que a nossa compreensão do vasto universo que nos rodeia aumentou mais um pouco. Continuamos a fazer perguntas e continuamos explorar. O desejo de entender e de perceber continua por outro ano, por outra década, por outro século. É permanente. Aqui estão as missões mais importantes para o próximo ano.
Cosmos
Dezembro 31, 2004 às 2:14 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioCopérnico
Dezembro 30, 2004 às 2:28 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioHoje andei entretido com o Copérnico. Era bom homem e começou uma revolução. Mas ao longo do tempo vamos aprendendo coisas a respeito dele que nem sempre estão certas. Mesmo na escola quando falamos dele, nem sempre falamos bem. Sem querer ensinamos mitos que estão errados. Aqui ficam alguns:
Mito 1 – O sistema ptolemaico estava em crise. É comum ouvirmos dizer que o sistema geocêntrico estava em crise e que exigia cada vez mais epiciclos para corrigir o desfasamento entre o modelo e a observação. Ora isto não é bem verdade. A razão por que alguns astrónomos árabes introduziram mais epiciclos no sistema geocêntrico foi para evitar usar outro tipo de artifícios. De resto, o sistema ia servindo, pois as observações que existiam na época ainda não eram suficientemente boas para pôr o sistema completamente em causa. Além disso, a introdução de epiciclos resolvia apenas o problema dos erros periódicos, mas não dos erros seculares.
Mito 2 – O sistema de Copérnico era mais simples do que o sistema ptolemaico. Em algumas coisas era claramente mais simples, mas noutras nem por isso. Por exemplo, Copérnico continuou a usar epiciclos e até em maior número do que Ptolomeu.
Mito 3 – Copérnico foi logo atacado pela Igreja. Nem por isso, o livro de Copérnico passou vários anos sem ser proibido pela Igreja. Seria já no tempo de Galileu que o livro seria colocado no Índex, mas aí mais por culpa de Galileu.
Por falar em Marte
Dezembro 30, 2004 às 1:58 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioJá aqui tinha chamado a atenção para um CD com imagens a 3-D dos rovers que está à venda nos EUA. Hoje estive a vê-lo com calma e realmente as imagens são de um realismo impresssioante. Parece que estamos mesmo lá. Vale a pena comprar.
Opportunity
Dezembro 29, 2004 às 6:40 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioO Opportunity aproxima-se do seu escudo térmico. Á direita nota-se a cratera feita pelo embate do escudo no solo. O rover está de volta à planície desolada.

O ponto de luz
Dezembro 28, 2004 às 2:53 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioUm dia quando a espécie humana desaparecer como todas as outras formas de vida que a precederam, este ponto de luz há-de habitar uma lua laranja. E um dia quando o silêncio perdurar sobre nós e os nossos feitos, este ponto de luz há-de continuar como lembrança da espécie que o produziu. É certo que já não será um ponto de luz, mas uma carcaça velha e corroída numa lua gelada. E um dia quando a Terra for apenas uma bola de pedra perdida no espaço e o Sol uma fornalha gigante no céu da Terra, tudo isto desaparecerá. E mesmo a carcaça velha não será nada no silêncio infinito do espaço. Nem ela nem a mãe dela que a transportou até Saturno. Quem lembrará então os seus feitos? Quem lembrará então este dia em que partiu rumo ao desconhecido? Silêncio, como o silêncio das partidas em que sabemos que quem parte nunca mais regressa. Mas aqui há alegria. Uma alegria pela partida, pela vontade de revelar novos mundos ao mundo.

O Verbo
Dezembro 28, 2004 às 2:09 am | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioNo princípio não era o Verbo, mas sim um silêncio e uma claridade enorme. E desse clarão de energia surgiu tudo o que conhecemos. O Verbo é recente e antes dele uma infinidade de coisas foi no seu silêncio e no nosso desconhecimento. E é nessa imensa história de silêncios e de mistérios que Deus espera ainda habitar. Porque se não houvesse silêncio nem mistério ele não tinha para onde ir. E ficava na rua sem casa nem sítio para estar. E com o frio que está lá fora era capaz de gelar e de apanhar uma pneumonia.
Primeiro eclipse
Dezembro 26, 2004 às 11:41 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioUma imagem daquilo que pode ser o 1º registro de um eclipse do Sol. A descoberta foi feita na Irlanda e podem ver aqui o que leva o autor a dizer que se trata da observação de um eclipse do Sol em 30 de Novembro de 3340 a. C.

Outras escritas
Dezembro 26, 2004 às 11:07 pm | Publicado em Astronomia | Deixe um comentárioUma cópia de uma tábua de escrita cuneiforme cujo original deve remotar a 1581 a.C. A tábua relata as aparições do planeta Vénus no céu ao longo do reinado do penúltimo rei da Primeira Dinastia babilónica. Em cada observação existe um presságio. Pensa-se, no entanto, que a tábua possui vários erros de tradução fruto de muitas cópias feitas ao longo de 8 séculos. Também não se sabe ao certo se corresponde a 1581 a.C. Mas mesmo que o original seja mais recente não deixa de ser espantoso que há tantos séculos atrás, alguém se desse ao trabalho de anotar as aparições do planeta Vénus ao longo de 20 anos.

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.